Gatos de Ninguém grata à Junta de Darque: “É um exemplo na resposta a situações de risco”

A Associação Gatos de Ninguém emitiu um agradecimento público à Junta de Freguesia de Darque, este domingo, pela implementação do programa CED nas colónias existentes nessa vila do concelho de Viana do Castelo.

Através de um protocolo entre a Junta de Freguesia de Darque e o Centro Veterinário de Santoinho, conseguiu-se esterilizar 11 gatas“, informou a Associação.

Agradecemos a todas as entidades como esta, que se disponibilizam para evitar o nascimento de animais de rua, evitando o sofrimento e riscos a que estão sempre sujeitos“, acrescentou, realçando que a Junta de Freguesia de Darque “tem-se mostrado um exemplo na resposta a situações de risco e no planeamento de soluções exequíveis“.

O que é o CED?

Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) é um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas errantes.

O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador.

Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias que ainda estejam em idade de socialização são retirados das colónias e encaminhados para adoção.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Viana: AD quer cidade mais voltada para o rio e Marinas mais dinâmicas

Luís Nobre, presidente da Câmara, esclareceu que o assunto está a ser tratado e que a gestão das três marinas vai ser concessionada a privados, sendo que a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) abriu concurso para a concessão.

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.