O primeiro domingo de cada mês é sinónimo de Feirinha na freguesia da Montaria, em Viana do Castelo.
“Apareçam, temos os nossos famosos enchidos, mel, hidromel, legumes, fruta, doces, artesanato e restantes produtos caseiros“, escreve a Associação Desportiva Cultural Montariense nas redes sociais.
Em simultâneo, no Centro Paroquial, decorre até este domingo uma exposição de cerca de 130 fotografias, promovida pela AO NORTE, que retrata o passado da Montaria.
A mostra, denominada Cartografia Afetiva da Montaria, é composta por fotografias de coleções domésticas com curadoria de Daniel Maciel, da AO NORTE, e está patente precisamente até este domingo, dia no qual vão ser exibidos vídeos nos quais alguns dos protagonistas contam a história desses mesmos registos fotográficos.
O evento de encerramento está agendado para as 16:00 horas.
“Começámos em Castelo do Neiva, há um ano. Na Montaria, estou desde setembro, mas a AO NORTE já tinha experiência na freguesia. Digitalizei cerca de 1100 fotografias. Aqui na exposição, estão cerca de 120, 130“, explicou Daniel Maciel ao VIANA AO MINUTO.
O investigador revelou ainda que, face à quantidade de fotografias que recolheu, está a ser planeada a inauguração de uma segunda exposição.
“Em princípio, vai ser na Festa da Broa e do Chouriço, em julho. A segunda exposição e o lançamento do livro“, indicou.
Daniel Maciel confessou ainda que o desejo é o de percorrer o concelho todo.
A inauguração da exposição, em dezembro, contou com a presença do pároco da freguesia, do presidente da Junta e também de Fabíola Oliveira e Manuel Vitorino, do executivo camarário, além de algumas dezenas de populares.

