Este sábado! Gil Eannes celebra “28 anos” com visitas gratuitas e lançamento de livro

Foi há 28 anos, no dia 31 de janeiro de 1998, que o Gil Eannes regressou a Viana do Castelo.

Para assinalar a data, as visitas ao Navio Museu, este sábado, vão ser gratuitas.

Está previsto também, para as 15:00 horas, o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra salvos por navios das marinhas de guerra, de pesca e de comércio portuguesas”, de João David Marques.

Construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o Navio Hospital Gil Eannes iniciou a sua atividade como hospital em 1955, tendo apoiado, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia.

Depois de desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa e acabou por ir para uma sucata.

Foi então que, em 1998, a Fundação Gil Eannes, FP, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, conseguiu resgatá-lo a troco de 250 mil euros, após uma campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses.

Atualmente, é um dos principais polos de atração da cidade. Só em 2025, totalizou perto de 100 mil visitas, novo recorde.

Segundo a Fundação, os mercados que mais visitaram o Navio foram o nacional, com 54%, seguido do espanhol (22,52%), francês (9,18%), brasileiro (4,14%), alemão e inglês (com quase 3% cada).

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Viana: AD quer cidade mais voltada para o rio e Marinas mais dinâmicas

Luís Nobre, presidente da Câmara, esclareceu que o assunto está a ser tratado e que a gestão das três marinas vai ser concessionada a privados, sendo que a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) abriu concurso para a concessão.

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.