Associação Guias de Portugal – 1.ª Companhia da Meadela é Instituição de Mérito

A Associação Guias de Portugal – 1.ª Companhia da Meadela foi distinguida com o título de Instituição de Mérito, no dia 20, na Sessão Solene do 178.º aniversário da elevação de Viana a cidade.

No documento divulgado pelo Município, a atribuição do título deve-se aos “relevantes serviços prestados à formação de crianças e jovens, desde 1973“.

Viana do Castelo celebrou 178 anos de elevação a cidade, no dia 20 de janeiro, com uma Sessão Solene que se realizou no Teatro Sá de Miranda e na qual foram entregues um total de 39 títulos honoríficos, entre os quais de Cidadão de Honra, Cidadão Honorário, Cidadão de Mérito, Instituição de Mérito e Empresa de Mérito.

Os títulos têm como objetivo homenagear personalidades, instituições e empresas que, “nas mais diversas áreas, se destacam pelos notáveis serviços prestados a Viana do Castelo, ao país e ao mundo através do seu trabalho, da sua arte ou da sua dedicação“.

ATRIBUIÇÃO DE TÍTULOS HONORÍFICOS

  • “CIDADÃO DE HONRA”

João Caetano da Silva Campos (a título póstumo)
Pelos relevantes serviços prestados, enquanto escritor e jornalista de reconhecido mérito, autor de publicações de reconhecida importância no panorama regional, social e cultural, bem como pela sua distinta e continuada intervenção cívica e associativa ao serviço da comunidade vianense.

  • “CIDADÃO HONORÁRIO”

Xóan Vásquez Mao
Pelos relevantes serviços prestados enquanto Secretário-Geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, promovendo a cooperação institucional, o desenvolvimento sustentável e a projeção de Viana do Castelo no contexto transfronteiriço.

José Maria Barroso Coelho
Pelo relevante exemplo de dedicação e paixão pela cultura portuguesa, amor por Viana do Castelo, numa vida de intensa contribuição à preservação e divulgação do folclore e das tradições Vianenses, enquanto fotógrafo.

Joaquim Jaime Barros Ferreira-Alves
Pelos relevantes serviços prestados à História da Arte Portuguesa, pela dedicação à investigação, ensino e divulgação científica, e pela valorização e preservação do património cultural, artístico e arquitetónico em Viana do Castelo e no Norte de Portugal.

Natália Marinho Ferreira-Alves
Pelos relevantes serviços prestados à História da Arte Portuguesa, pela dedicação à investigação, ensino e divulgação científica, e pela valorização e preservação do património cultural e artístico em Viana do Castelo e no Norte de Portugal.

  • “CIDADÃO DE MÉRITO”

José Carlos Pereira Palhares
Pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento económico do concelho, materializado em investimentos estruturantes, na criação de emprego e na promoção ativa do território junto de investidores nacionais e internacionais.

João Manuel Ribeiro Lomba da Costa
Pelos relevantes e continuados contributos prestados na salvaguarda da memória marítima, afirmando o Navio Museu Gil Eannes como símbolo identitário e referência cultural de Viana do Castelo.

José Carvalho Soares (a título póstumo)
Pelos relevantes serviços prestados à ciência, à academia e à valorização do conhecimento, afirmando elevados padrões de excelência e serviço público, enquanto Professor Universitário e Investigador na área da física nuclear.

Rui Manuel Pereira Neto
Pelos relevantes serviços prestados ao desporto, enquanto atleta e treinador de hóquei em patins, com conquistas de grande relevo a nível nacional e internacional.

Joaquim Manuel da Costa Guerreiro
Pelos relevantes contributos para o desenvolvimento social, educativo e desportivo de Viana do Castelo, pautados por uma atuação cívica marcada pela solidariedade, inclusão e serviço à comunidade.

Torcato Duarte Novo Meira
Pelos relevantes serviços prestados à ciência, à medicina, à academia e à valorização do conhecimento, enquanto Professor Universitário e Investigador na área das neurociências.

José Martins Esteves
Pelo relevante percurso de dedicação ao serviço público e à intervenção cultural e social, com especial destaque para o seu compromisso solidário e comunitário.

Maria Elisabete de Oliveira Pinto
Pelos relevantes serviços prestados à cultura, em particular ao Teatro, pela carreira de três décadas dedicadas à arte da representação na Companhia Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.

Domingos Manuel Barros Fernandes
Pelo relevante contributo para a educação, o ensino superior e as políticas educativas nacionais, com especial relevância para a criação e desenvolvimento da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Esaú Silva da Rocha
Pelo relevante percurso cívico e dedicação ao serviço público, pelo seu exemplo no exercício de funções como dirigente associativo no âmbito social e comunitário.

Rosa da Conceição Coelho Rodrigues Correia
Pelos relevantes serviços prestados à preservação, promoção e transmissão do folclore e das tradições populares, bem como pelo seu exemplar percurso de dedicação contínua à vida cultural e comunitária.

Bernardo Antero Pereira da Silva Barbosa (a título póstumo)
Pelos relevantes serviços prestados à divulgação do conhecimento científico, na área da Geologia, pela dedicação à comunicação social regional, através do jornal Aurora do Lima, aliadas a um percurso ao serviço da comunidade e do associativismo.

Benjamim Pereira Moreira
Pelos relevantes serviços prestados à educação e ao ensino em Viana do Castelo, fruto do profissionalismo, dedicação e liderança exemplar enquanto professor e diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior.

  • “INSTITUIÇÕES DE MÉRITO”

Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição – Fraternidade em Viana
Pelos relevantes serviços prestados à comunidade Vianense, assentes nos valores da caridade, da hospitalidade e da solidariedade, dedicando-se de forma incansável ao cuidado dos mais necessitados e de todos quantos se encontram em situação de fragilidade social, humana e espiritual, desde 1877.

Conferência de S. Vicente de Paulo de Carvoeiro
Pelos relevantes e continuados serviços prestados à comunidade, pautados pelos valores da solidariedade, da caridade cristã e do serviço desinteressado ao próximo, desde 1925.

Sociedade de Tiro de Viana do Castelo
Pelos relevantes serviços prestados ao desporto, desde 1925.

Conferência de S. Vicente de Paulo e de S. Sebastião de Darque
Pelos relevantes e continuados serviços prestados à comunidade, pautados pelos valores da solidariedade, da caridade cristã e do serviço desinteressado ao próximo, desde 1955.

Associação Guias de Portugal – 1.ª Companhia da Meadela
Pelos relevantes serviços prestados à formação de crianças e jovens, desde 1973.

Agrupamento CNE nº 375 de Mujães
Pelos relevantes serviços prestados à formação de crianças e jovens, desde 1975.

Agrupamento CNE nº 450 de Serreleis
Pelos relevantes serviços prestados à formação de crianças e jovens, desde 1975.

Centro Social e Paroquial Senhor do Socorro
Pelos relevantes e continuados serviços prestados à comunidade, no âmbito da ação social, da promoção humana e do apoio aos mais vulneráveis, desde 1975.

Associação Desportiva e Cultural Montariense
Pelos relevantes serviços prestados à cultura e ao desporto, desde 1985.

Associação Desportiva e Cultural Taiki-Budô
Pelos relevantes serviços prestados ao desporto, desde 1985.

Torre Sport Clube
Pelos relevantes serviços prestados ao desporto, desde 1985.

Centro Social Desportivo e Cultural de Outeiro
Pelos relevantes serviços prestados à cultura e ao desporto, desde 1985.

ACAPO – Delegação de Viana do Castelo
Pelos relevantes serviços prestados em prol da inclusão social das pessoas com deficiência visual e promoção da sua qualidade de vida, desde 2000.

Associação de Dança Desportiva de Viana do Castelo
Pelos relevantes serviços prestados à cultura e ao desporto, desde 2000.

  • “EMPRESAS DE MÉRITO”

Drogaria Maduro
Pelo relevante trabalho prestado na preservação do comércio tradicional e à dinamização da economia vianense, desde 1840.

Barbearia Vianense
Pelo relevante trabalho prestado na preservação do comércio tradicional e à dinamização da economia vianense, desde 1890.

Funerária Tilheiro
Pelo relevante trabalho prestado na dinamização da economia vianense, desde 1920.

Magalhães e Ribeiro da Silva
Pelo relevante trabalho prestado na preservação do comércio tradicional e à dinamização da economia vianense, desde 1935.

Electro Minho
Pelo relevante trabalho prestado na preservação do comércio tradicional e à dinamização da economia vianense, desde 1955.

Esquadrimóvel
Pelo relevante trabalho prestado na dinamização da economia vianense, desde 1975.

Galáxia Discos
Pelo relevante trabalho prestado na preservação do comércio tradicional e à dinamização da economia vianense, desde 1975.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Viana: AD quer cidade mais voltada para o rio e Marinas mais dinâmicas

Luís Nobre, presidente da Câmara, esclareceu que o assunto está a ser tratado e que a gestão das três marinas vai ser concessionada a privados, sendo que a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) abriu concurso para a concessão.

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.