Projeto do IPVC apresenta vídeos da viagem no Atlântico

O projeto FISATUR lançou o trailer e o vídeo resumo do Trade Navigation Tour (TNT), atividade central do projeto que decorreu entre 17 e 30 de setembro de 2025, em França, Espanha e Portugal, reunindo agentes dos setores da pesca, aquacultura, turismo, inovação e governação local.

Concebido como uma experiência de cooperação transfronteiriça e de aprendizagem em contexto real, o Trade Navigation Tour promoveu a ligação entre territórios costeiros atlânticos e a partilha de práticas associadas à diversificação das atividades da pesca e ao desenvolvimento de soluções de turismo sustentável.

Ao longo do percurso, seis empreendedores do programa de incubação do FISATUR — Balades en mer commentées en rade de Brest e PesKet (França), Pescaturismo Nuevo Migueliño e Redeiras Atalaia (Espanha), Preservação do Património Marítimo de Esposende e Oficina do Mar (Portugal) — viajaram de barco ao longo da costa atlântica, estabelecendo contacto direto com comunidades locais, instituições e atores do território.

A iniciativa integrou workshops, fóruns públicos e momentos de debate, criando espaços de diálogo entre diferentes ecossistemas ligados à economia do mar e reforçando redes de cooperação entre regiões atlânticas.

O trailer oficial oferece uma visão sintética do espírito e da dimensão do Trade Navigation Tour, destacando a diversidade dos territórios visitados e a natureza colaborativa da iniciativa. O vídeo resumo complementa esta abordagem com testemunhos de empreendedores, parceiros do projeto e da project officer da CINEA – Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente.

Para Julia Beile, project officer do FISATUR na CINEA, “projetos como o FISATUR são realmente importantes para as comunidades piscatórias, que necessitam de diversificar as suas atividades e reforçar a resiliência costeira“, sublinhando ainda o envolvimento e o caráter ambicioso do Trade Navigation Tour.

A participação do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foi destacada por Goretti Silva, professora coordenadora, que classificou o FISATUR como “um projeto exigente, pela diversidade de vontades e formas de trabalhar, mas também particularmente compensador“.

Também Manuel Fonseca, professor coordenador do IPVC, realçou a dimensão pessoal e profissional da experiência, considerando-a “extremamente enriquecedora“.

Os novos vídeos reforçam a missão do FISATUR de promover o desenvolvimento costeiro sustentável através da ligação entre pesca e turismo, da inovação e da valorização ativa do património marítimo nas regiões atlânticas.

O FISATUR é um projeto europeu cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura, que promove a criação de produtos turísticos inovadores associados às comunidades piscatórias no Espaço Atlântico.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.