Projeto “Ouvir o Mundo, Ouvir o Outro” já está em curso no Alto Minho

Já está em curso no Alto Minho o projeto “Ouvir o Mundo, Ouvir o Outro”, uma iniciativa artística e comunitária que cruza escuta crítica, experimentação sonora e criação coletiva em diferentes contextos do território até 2028.

O projeto iniciou as suas primeiras atividades no último trimestre de 2025, em Viana do Castelo, com oficinas em parceria com a Íris Inclusiva, a Casa dos Rapazes e a Escola Básica Educadora Zaida Garcez, envolvendo crianças, jovens e famílias.

O projeto desenvolve um trabalho continuado de acompanhamento, através de oficinas regulares, residências criativas, encontros intergeracionais e apresentações públicas. Trabalhando com regularidade nos mesmos contextos e com os mesmos participantes, o projeto privilegia o tempo como condição de aprofundamento das relações, das escutas e dos processos criativos.

A partir de histórias, memórias, ruídos, silêncios e vozes do quotidiano, os participantes são convidados a experimentar o corpo e o som como ferramentas de atenção, diálogo e construção coletiva, num contexto acessível a pessoas sem formação artística prévia.

As metodologias adotadas são inclusivas e adaptáveis a diferentes idades e capacidades motoras, sensoriais e cognitivas, colocando a escuta no centro das práticas de encontro e cuidado.

Em julho de 2026, vai decorrer a inauguração da primeira versão do arquivo sonoro vivo, construído progressivamente ao longo do percurso. Este arquivo reúne excertos de oficinas, trabalhos realizados, registos de processo e reflexões de participantes e orientadores, funcionando como recurso público e espaço de reflexão sobre as práticas desenvolvidas.

O projeto “Ouvir o Mundo, Ouvir o Outro” é promovido pela Academia de Música de Viana do Castelo e cofinanciado pela União Europeia, através do Programa Regional NORTE 2030, no âmbito das políticas de coesão territorial e inclusão social. Instituições, escolas, associações ou pessoas interessadas em acompanhar ou participar no projeto podem entrar em contacto através de: ouviromundo@amv.pt e www.amv.pt.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.

Câmara emite parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

"Entende-se que a povoação de Vila de Punhe evidencia, de forma clara e consistente, uma identidade histórica própria, uma continuidade territorial e social consolidada, um tecido associativo e cultural ativo e um conjunto significativo de instituições e equipamentos que, no seu conjunto, permitem enquadrar a sua elevação à categoria de vila".