A Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela aprovou por unanimidade, em sessão ordinária realizada esta segunda-feira, um voto de louvor pelo 170.º aniversário do jornal “A Aurora do Lima”, que se celebrou no dia 15 de dezembro.
Considerado o jornal mais antigo de Portugal continental, “A Aurora do Lima” foi fundado em 1855 por um grupo de destacados vianenses, no qual pontificava José Barbosa e Silva, tendo sido Camilo Castelo Branco um dos seus primeiros jornalistas.
Guerra Junqueiro, Luís Figueiredo da Guerra, Ramalho Ortigão, José Caldas, Cláudio Basto, João da Rocha, João Verde, Conde d’Aurora, José Rosa Araújo, Cruz Cerqueira, Salvato Feijó, Silva Campos, Severino Costa, Amadeu Costa e Augusto de Castro foram algumas das figuras que muito contribuíram para dar vida a este periódico.
As celebrações dos 170 anos, recorde-se, incluíram uma conferência com o sociólogo Manuel Carlos Silva e o economista José Martins, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, que disponibilizou também online os primeiros 100 anos deste jornal AQUI.

