Outeiro: ação de “fogo controlado e pastoreio” abrangeu 11 hectares da freguesia

A freguesia de Outeiro, em Viana do Castelo, foi alvo de uma “ação de fogo controlado e pastoreio”, esta segunda-feira.

De acordo com a Câmara Municipal, “esta intervenção abrangeu uma área de 11 hectares e visa a gestão estratégica de combustíveis, promovendo a renovação das pastagens e criando um mosaico de gestão de combustíveis que contribui para a redução do risco de incêndios rurais e para o aumento da resiliência dos ecossistemas“.

A operação foi coordenada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e contou com a colaboração do Gabinete Florestal do Município de Viana do Castelo, da Companhia de Bombeiros Sapadores, do Baldio e da Junta de Freguesia de Outeiro, da Associação de Caçadores de S. Martinho de Outeiro, dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, das Equipas de Sapadores Florestais e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR.

Entre 2021 e 2025, refere o Município, “foram intervencionados cerca de 425 hectares com recurso ao fogo controlado no concelho, destacando-se o ano de 2025 como particularmente relevante, com aproximadamente 190 hectares intervencionados“.

Estas ações “reforçam o compromisso do Município com a prevenção estrutural de incêndios rurais e a proteção dos recursos naturais, contribuindo para os objetivos nacionais de aumento da área intervencionada com fogo controlado, em particular na região Norte“.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Viana: AD quer cidade mais voltada para o rio e Marinas mais dinâmicas

Luís Nobre, presidente da Câmara, esclareceu que o assunto está a ser tratado e que a gestão das três marinas vai ser concessionada a privados, sendo que a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) abriu concurso para a concessão.

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.