José Carlos Barbosa foi eleito Presidente da Juventude Socialista do Alto Minho para o biénio 2025-2027.
A reativação de todas as concelhias do distrito, nomeadamente Paredes de Coura e Ponte de Lima, e o reforço da militância ativa constituem prioridades centrais do novo mandato.
Atualmente, a Juventude Socialista do Alto Minho conta com concelhias ativas e com
órgãos eleitos em Viana do Castelo, Ponte da Barca, Melgaço, Arcos de Valdevez e
Valença, encontrando-se em curso o processo de reorganização das estruturas de Vila
Nova de Cerveira, Monção e Caminha.
Natural da freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, José Carlos Barbosa é licenciado em Ciências da Linguagem e mestre em Ciências da Comunicação e trabalha como Digital Marketing Specialist.
Ao longo do seu trajeto político, tem dado prioridade ao trabalho de proximidade, ao envolvimento com o poder local e à defesa ativa das causas da juventude.
No seu discurso após a eleição, sublinhou que assume esta responsabilidade “com humildade, sentido de serviço e plena consciência de que a Juventude Socialista só faz sentido enquanto projeto coletivo“, destacando a importância de uma JS mais ativa, interventiva e próxima dos jovens alto-minhotos.
José Carlos Barbosa sucede no cargo a Cláudia Moreira, presidente entre 2021-2023 e 2023-2025.
Durante o Congresso Federativo, Filipe Gonçalves, militante e presidente da Juventude Socialista de Valença, foi eleito para o cargo de Presidente da Comissão Política Federativa, reforçando a representatividade territorial e o envolvimento das diferentes concelhias nos órgãos da Federação.

