Viana: quase uma centena de carenciados já tem acesso a medicamentos gratuitos

Cerca de uma centena de carenciados do concelho de Viana do Castelo já beneficia do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que tem como missão garantir que todos os cidadãos em situação de comprovada carência económica possam aceder aos medicamentos comparticipados de que necessitam.

Segundo o Município, “trata-se de uma resposta essencial no apoio às populações mais vulneráveis, assegurando o cumprimento das terapêuticas prescritas e contribuindo para a prevenção do agravamento das condições de saúde e da exclusão social“.

Em 2025, foram atribuídos 59 cartões de apoio à medicação, com a Câmara de Viana a assumir o valor de 7.965 euros. Atualmente, são 99 os beneficiários, naquele que é um investimento de 13.365 euros.

Ao todo, desde o início do programa, foram contemplados 132 beneficiários.

Ao longo do último ano, observou-se um aumento significativo dos pedidos de apoio económico para aquisição de medicação, especialmente de uso contínuo. Muitos destes pedidos são apresentados por pessoas que vivem em extrema fragilidade socioeconómica, frequentemente dependentes de prestações sociais mínimas e sem capacidade para assegurar a sua medicação habitual“, explica a Câmara de Viana.

O protocolo entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Dignitude para promoção do Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento no concelho foi celebrado em abril de 2024 e surge como uma resposta estruturada e solidária, dirigida a pessoas com medicação crónica e comprovada insuficiência económica.

Através deste compromisso, cada beneficiário pode usufruir de apoio financeiro destinado à aquisição dos medicamentos essenciais ao seu tratamento, promovendo assim maior equidade no acesso à saúde e reforçando o papel das redes de solidariedade no bem-estar da comunidade.

abem: resulta de várias parcerias instituídas com entidades a nível local – autarquias, IPSS e outras instituições da área social – e visa garantir que todos os portugueses têm acesso, nas farmácias, aos medicamentos comparticipados que lhes são prescritos.

Através de uma estratégia de fundraising, de dimensão global e mobilizadora de toda a sociedade civil, foi constituído um fundo solidário. Esse fundo permite aos cidadãos carenciados, referenciados pelas entidades locais, o acesso a toda a terapêutica comparticipada que lhes foi prescrita. Para tal, basta apresentar na farmácia o cartão abem:.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Viana: AD quer cidade mais voltada para o rio e Marinas mais dinâmicas

Luís Nobre, presidente da Câmara, esclareceu que o assunto está a ser tratado e que a gestão das três marinas vai ser concessionada a privados, sendo que a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) abriu concurso para a concessão.

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.