IPVC entre as instituições mais comprometidas com a sustentabilidade a nível mundial

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforçou a sua posição entre as instituições portuguesas mais comprometidas com a sustentabilidade, ao conquistar novamente o 3.º lugar nacional no UI GreenMetric World University Rankings.

A nível internacional, o IPVC alcançou o melhor resultado desde que participa neste ranking, posicionando-se em 156.º lugar entre as 1.745 universidades participantes, distribuídas por 105 países.

Reconhecido como o primeiro e maior ranking académico dedicado à sustentabilidade no ensino superior, o UI GreenMetric analisa seis grandes áreas de desempenho: Espaço e Infraestruturas, Energia e Alterações Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Educação e Investigação.

A metodologia privilegia a monitorização das práticas ambientais, a coerência das políticas institucionais e a capacidade de melhoria contínua.

No caso do IPVC, o desempenho em 2025 evidencia um percurso consolidado de sustentabilidade, traduzido em resultados de topo. A nível nacional, a instituição apresenta os melhores indicadores em dois parâmetros: Espaço e Infraestruturas e Transporte.

IPVC em primeiro lugar a nível nacional nos indicadores de Espaço e Infraestruturas e Transporte

O primeiro indicador avalia a política ambiental das instituições, a existência e a gestão de áreas verdes, medidas de proteção do ambiente, organização dos espaços e adoção de soluções de energia sustentável.

A liderança a nível nacional do Politécnico de Viana do Castelo reflete a forte integração entre património edificado, espaços naturais e políticas de preservação e regeneração ecológica.

Também no indicador referente aos transportes o IPVC assume a melhor classificação nacional. Para este posicionamento contribuiu o facto de a instituição ter ao dispor da sua comunidade académica meios de mobilidade sustentável, com destaque para o Bus Académico, que assegura a ligação a baixo custo entre as seis Escolas Superiores do IPVC, distribuídas por Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença, Melgaço e Arcos de Valdevez, e a BIRA IPVC, um programa de bicicletas convencionais e elétricas colocado ao serviço de estudantes, docentes e pessoal não docente.

O 2.º lugar a nível nacional no indicador de Energia e Alterações Climáticas traduz o esforço que a instituição tem feito para adotar soluções energéticas eficientes. As intervenções de construção e requalificação das residências de estudantes, por exemplo, integram sistemas de climatização mais eficientes, isolamento reforçado e tecnologias de energia renovável.

Também em 2.º lugar nacional, o Politécnico de Viana do Castelo tem vindo a implementar políticas de redução de desperdício e promoção de um consumo mais consciente e regulado de água. A monitorização ativa dos consumos e a sensibilização da comunidade académica para práticas sustentáveis têm permitido um uso mais eficiente e responsável dos recursos hídricos.

Destaque também para o trabalho que o IPVC em termos de Educação e Investigação. A nível nacional, posiciona-se no 4.º lugar neste domínio, evidenciando a aposta estratégica que a instituição tem feito em formação avançada em áreas centrais e emergentes, como a economia azul, as energias renováveis e as respostas às alterações climáticas, contribuindo para a qualificação de profissionais capazes de liderar a transição ecológica.

A presença do IPVC no UI GreenMetric, iniciada em 2018, tem sido marcada por uma trajetória de estabilidade e progressão. A nível nacional, a instituição tem-se posicionado entre o 2.º e o 4.º lugares. A nível internacional, atinge agora a sua melhor classificação de sempre, ultrapassando o anterior máximo registado em 2022 (172.º lugar). A subida acentuada deste ano assume particular relevância no contexto da maior edição de sempre do ranking, com 1.745 instituições participantes.

O ranking da UI GreenMetric, que vai já na 15.ª edição, reforça o papel do IPVC como instituição de referência na sustentabilidade ambiental e na construção de soluções educativas, científicas e operacionais que respondem aos desafios da Agenda 2030 e comprova que o IPVC está alinhado com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.