Obras na Igreja de São Romão de Neiva avançam por quase meio milhão de euros

A empreitada de conservação e valorização da Igreja Paroquial de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai avançar nas próximas semanas.

A cerimónia de consignação da empreitada realizou-se na manhã desta segunda-feira, 8 de dezembro, e contou com a presença de Renato Oliveira, pároco da freguesia; Isabel Ventura, arquiteta da Frechal Patrimonial, a empresa responsável pela obra; Conceição Ferreira, presidente da Junta de Freguesia, e Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal.

A obra resulta de um investimento a rondar os 480 mil euros, dos quais 284 mil cofinanciados pelo Programa Regional do Norte 2030 e os restantes 200 mil pelo Município, e deverá ficar concluída no espaço de cerca de dez meses.

O objetivo é retirar as humidades do interior do edifício, substituir a cobertura de telha, rufos e conservação de todo o exterior, e ainda uma intervenção na torre.

De lembrar que a fundação primitiva do Mosteiro beneditino data dos séculos X-XI, tendo o cenóbio sido ampliado e sagrado em 1087 pelos bispos de Braga e de Tuy.

O mosteiro é um monumento de grande relevância histórica e cultural e está intimamente ligado à disseminação do cristianismo na região durante o período medieval e à rota de peregrinação para Santiago de Compostela.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Viana: AD quer cidade mais voltada para o rio e Marinas mais dinâmicas

Luís Nobre, presidente da Câmara, esclareceu que o assunto está a ser tratado e que a gestão das três marinas vai ser concessionada a privados, sendo que a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) abriu concurso para a concessão.

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.