A proposta do Bloco de Esquerda para as dragagens em Castelo do Neiva, na freguesia de Viana do Castelo, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2026, foi aprovada com votos contra do PSD e CDS, e a abstenção da Iniciativa Liberal, do Livre e do PAN.
Outra proposta apresentada, relativamente à requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, também foi aprovada com votos contra do PSD e do CDS, segundo informou o Bloco de Esquerda em comunicado enviado ao VIANA AO MINUTO.
O partido anunciou ainda que, “no entanto, muita coisa vai ficar por fazer no Alto Minho“.
“A internalização do serviço de imagiologia da ULSAM continua a ser rejeitada, com votos contra do PSD e CDS e a abstenção complacente do PS, Iniciativa Liberal e Chega. O estudo para a ligação ferroviária ao Porto de Mar de Viana do Castelo foi chumbado com os votos contra do PSD e CDS e a conivência do PS, que se absteve“, acrescenta.
Sobre esta matéria, o BE lembrou que, em fevereiro de 2023, Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana, defendeu a ligação ferroviária ao porto de mar da sua cidade e lamentou, por isso, que, a nível parlamentar, o PS se tenha abstido.
“Em Caminha, o restabelecimento da ligação fluvial entre Caminha e A Guarda (Galiza) vai continuar pendente, graças ao PSD, CDS e Iniciativa Liberal. E o IC28, entre Ponte da Barca e Lindoso, continuará sem os tão necessários melhoramentos, porque PSD e CDS votaram contra a proposta do Bloco, enquanto PS e Iniciativa Liberal se abstiveram“, refere ainda o Bloco.

