Prémios DECO regressam para reconhecer Municípios e Freguesias

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor anunciou que os Prémios DECO estão de regresso para reconhecer Municípios e Freguesias.

Os Prémios DECO estão de regresso para a sua 3.ª edição. As distinções, atribuídas pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, vão reconhecer iniciativas, programas e estratégias de apoio e defesa dos munícipes, assim como o trabalho desenvolvido por Municípios e Juntas de Freguesia em prol do consumidor a nível local. Para a edição de 2025, os prémios apresentam oito categorias, assim como uma imagem renovada. 

“Habitação e Espaço Público”, “Bem-estar e Saúde Mental”, “Turismo”, “Políticas Verdes e Energia”, “Tecnologia e Inovação”, “Educação e Juventude”, “Imigração, Inclusão e Diversidade” e “Cultura e Lazer”. São estas as oito categorias dos Prémios DECO, que têm como intuito reconhecer as autarquias que implementam políticas locais de proteção do consumidor que, através da aposta na inovação, impacto e proximidade, procuram responder às necessidades mais prementes dos territórios.

As candidaturas aos Prémios DECO já estão abertas e os vencedores vão ser conhecidos em abril de 2026

Os Prémios DECO distinguem os Municípios e Freguesias que colocam as pessoas no centro da ação, promovendo políticas públicas inovadoras e sustentáveis que melhoram a qualidade de vida de todos“, afirma André Regueiro, coordenador do Departamento de Parcerias e Desenvolvimento da DECO, adiantando que “um dos objetivos das distinções passa também pela partilha de boas práticas, criando uma rede de autarquias de referência“.

Os projetos dos Municípios e das Freguesias vão ser avaliados por um painel composto por cinco elementos por categoria: quatro deles comuns a todas, juntando-se depois um especialista por área. Os vencedores, além de um troféu, recebem também um selo com menção gráfica digital, para utilização nas mais variadas plataformas, assim como a possibilidade de participar noutras iniciativas da rede DECO. Os municípios e freguesias podem candidatar-se através do site https://deco.pt/premios-deco/ até ao dia 31 de março. 

Para qualquer esclarecimento, entre em contacto com a Equipa de Suporte:decoregioes@deco.pt.

Pode contar com o apoio da DECO Minho através do número de telefone 258 821 083 ou através do endereço eletrónico deco.minho@deco.pt.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Câmara emite parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

"Entende-se que a povoação de Vila de Punhe evidencia, de forma clara e consistente, uma identidade histórica própria, uma continuidade territorial e social consolidada, um tecido associativo e cultural ativo e um conjunto significativo de instituições e equipamentos que, no seu conjunto, permitem enquadrar a sua elevação à categoria de vila".

Filme rodado em Lanheses vai estar em cena no Sá de Miranda

Rodado entre 1979 e 1985 em Lanheses, "O Movimento das Coisas" retrata de forma "única e sensível o quotidiano" desta vila histórica, "das suas gentes, dos gestos simples e da vida comunitária de outros tempos".

Tomé Pinto: “Cinema sem público. Público sem cinema”

Artigo de opinião de Tomé Pinto, do Bloco de Esquerda.

Hugo Soares “e convidados” levam Vila Franca à gargalhada

Hugo Soares, humorista natural da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, tem atuado um pouco por todo o concelho e foi em Vila Franca, este domingo, que deu início à agenda do mês de fevereiro.