“Fazer uma lista de compras para a Black Friday, será realmente útil?”

Esta semana, a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor traz-nos alguns conselhos sobre a Black Friday.

Fazer uma lista de compras para a Black Friday, será realmente útil?

A Black Friday aproxima-se e, com ela, a avalanche de promoções, descontos e publicidade irresistível. É quase impossível ficar indiferente a tantas oportunidades de compra e é fácil perder o controlo e comprar o que não precisamos.

Por isso, fazer uma lista de compras pode ser o seu maior aliado nesta época de consumo intenso. Aceite o nosso desafio: junte a família e construam juntos uma lista do que realmente necessitam. Sempre com o intuito de economizar, tempo e dinheiro, descobrirá a utilidade de ter esta “cábula” consigo.

Em primeiro lugar, faça a lista do que necessita comprar (o indispensável) atempadamente, e esteja atento a possíveis armadilhas:

  • Analise as promoções com espírito crítico. Nem todos os descontos valem a pena. Verifique se o preço compensa e se a redução é real: todos os produtos devem exibir de forma clara o preço antigo e o atual, ou a percentagem de desconto. E confirme sempre que o valor registado na caixa corresponde ao anunciado;
  • Aproveite para consultar os folhetos e sites promocionais, mas vá com tempo para comparar preços entre lojas e marcas;
  • Pense na utilidade e validade dos produtos. Embalagens maiores podem parecer mais vantajosas, mas certifique-se de que conseguirá consumi-las antes da data de validade — especialmente no caso dos alimentos;
  • Evite compras por impulso. Embora os mais pequenos possam participar na elaboração da lista, evite levá-los às lojas — muitos produtos são estrategicamente colocados ao nível dos olhos para despertar o desejo de compra;
  • Não se esqueça que os produtos de “marca própria” ou “marca branca” podem ser boas alternativas.

A Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para poupar, desde que compre com consciência e planeamento. Com uma boa lista de compras, garante que aproveita apenas as verdadeiras oportunidades e evita gastos desnecessários.

Para estas e mais informações, pode contar com o apoio da DECO Minho através do número de telefone 258 821 083 ou através do endereço eletrónico deco.minho@deco.pt.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.