Cinema: Câmara quer incluir Viana no “grupo de trabalho” criado pelo Ministério da Cultura

Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, enviou um ofício a Margarida Balseiro Lopes, ministra da Cultura, Juventude e Desporto, a pedir a inclusão de Viana do Castelo no Grupo de Trabalho sobre Cinema.

No ofício, enviado ao ministério, o autarca vianense refere que, recentemente, a Câmara Municipal de Viana do Castelo “foi confrontada com notícias da intenção da administração do Estação Viana Shopping proceder à desafetação das quatro salas de cinema do centro comercial, que são atualmente exploradas pela Cineplace“.

Luís Nobre indica que “estas notícias deixaram os vianenses, os agentes culturais e o executivo apreensivos, uma vez que se trata de um equipamento que serve uma atividade cultural de relevante interesse para Viana do Castelo“.

Nesse sentido, foi contactada a empresa que detém as salas de cinema e, paralelamente, a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual, associação responsável pela divulgação do cinema e audiovisual no concelho e no distrito.

No ofício, Luís Nobre referiu que esta associação, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, “tem vindo a desenvolver junto das crianças e jovens o projeto ‘Escolas Em Grande Plano’, que contempla atividades originais e diversificadas de literacia cinematográfica“, em ações realizadas ao longo do ano letivo, que atravessam todos os níveis de ensino.

Por isso, o autarca acolheu “com agrado” o anúncio da Ministra, durante a audição parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2026, sobre criar um grupo de trabalho dedicado à exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, grupo esse que junta o Instituto do Cinema e do Audiovisual e a Inspeção-Geral das Atividades Culturais, e que deverá “avaliar a melhor forma de responder ao aumento dos pedidos de desafetação de salas“.

Assim, e “considerando que esta atividade cultural é de relevante interesse para o concelho e para a região“, Luís Nobre demonstra “o agrado pela iniciativa” e mostra toda a disponibilidade da Câmara Municipal de Viana do Castelo e mesmo da associação Ao Norte “para contribuir de forma positiva para este Grupo e possíveis ações de mitigação“.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Viana: AD quer cidade mais voltada para o rio e Marinas mais dinâmicas

Luís Nobre, presidente da Câmara, esclareceu que o assunto está a ser tratado e que a gestão das três marinas vai ser concessionada a privados, sendo que a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) abriu concurso para a concessão.

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.