Movimento exige que mulheres vianenses não sejam afastadas do Desfile da Mordomia

O grupo Somos Todas Mordomia apelou à organização da Romaria d’Agonia para que o Desfile da Mordomia volte a incluir as mulheres de Viana do Castelo que têm sido presença constante ao longo das décadas. O movimento alerta que, sem a participação destas, “a tradição perde alma, raízes e verdade”.

As mil vagas abertas para a edição deste ano esgotaram em apenas dois dias, quando o processo deveria decorrer durante 15.

Para o movimento, “a Romaria d’Agonia não é um espetáculo de vaidades nem um desfile carnavalesco”, mas sim “um ato de pertença, memória e continuidade cultural”. Defendem que o processo de inscrição deve privilegiar, numa primeira fase, mulheres naturais ou residentes no concelho, e só depois abrir a participação a outras regiões.

O caso gerou polémica depois de, a 16 de junho, as inscrições terem esgotado em pouco mais de 48 horas. No dia 16 de julho foram anunciadas 32 vagas adicionais.

A VianaFestas, responsável pela organização, deverá pronunciar-se sobre a questão numa conferência de imprensa marcada para sexta-feira.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Viana: AD quer cidade mais voltada para o rio e Marinas mais dinâmicas

Luís Nobre, presidente da Câmara, esclareceu que o assunto está a ser tratado e que a gestão das três marinas vai ser concessionada a privados, sendo que a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) abriu concurso para a concessão.

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.